Recomendações de recepção e armazenagem do motor elétrico

 

Recomendações de recepção e armazenagem do motor elétrico

Quando um equipamento chega no ponto em que será comercializado ou para ser reparado, a primeira atitude a ser tomada é a realização de um exame em todo o conjunto de forma detalhada.

Essa atitude é fundamental, pois possibilitará verificar a existência de algum dano sofrido no motor no momento do transporte ou se extraviou alguma parte, componente ou peça.

A fim de evitar problemas ao equipamento, o recomendável é que o transporte seja feito sempre pelos olhais de suspensão do motor ou, ainda, com o auxílio das empilhadeiras corretas. Em hipótese alguma deve ser usada a embalagem para levantar o motor.

Os choques mecânicos também devem ser evitados, pois eles danificam os mancais, os rolamentos e as demais partes do motor. Além disso, é importante observar se houve penetração de água no invólucro do motor. Caso seja observada essa situação, é fundamental que a operação de secagem comece o quanto antes.

Dicas para armazenagem do motor elétrico

O local onde o motor deverá ser guardado precisa ser limpo e seco, pois esses cuidados evitam variações bruscas de temperatura. O recomendável é que durante o tempo que o motor ficar guardado, as janelas de inspeção e/ou tampas não devem ficar abertas. É importante ainda que não sejam colocados caixas e peças em cima do motor.

Caso o motor conte com uma resistência de aquecimento, item responsável por evitar que a umidade interna condense, esse recurso deverá ser utilizado, mas para isso, é fundamental observar a tensão de alimentação da resistência.

A fim de evitar que a superfície de contato sofra com o problema de corrosão, as escovas não podem ter contato com o comutador ou anéis de coletores por um longo período. A dica da Graficel é que a superfície de contato seja isolada com o uso de papelão ou, ainda, é possível deixar as escovas sempre levantadas ou fora dos porta-escovas.

O eixo do motor deve ser movimentado pelo menos uma vez por semana de forma manual. Ele deve ser girado pelo menos 10 vezes, pois isso evitará que haja contato com apenas um ponto da superfície de apoio dos rolamentos.

Os terminais de contato elétrico e as pontas de eixo devem ser protegidas quanto a incidência de corrosão. Uma camada de graxa lubrificante é muito eficaz para impedir a corrosão de ponta de eixo.

Alguns manuais recomendam que o motor elétrico deve ser testado antes mesmo de ser colocado para funcionar.

Motores enviados pela Graficel são devidamente testados antes do envio para o cliente

No entanto, quando o cliente conta com os serviços da Graficel ele não tem o que temer, pois todos os nossos motores são testados antes mesmo de serem enviados para o comprador.

Porém, a nossa dica é que a fim de não ter problemas, o indicado é que o motor elétrico passe por verificações periódicas, pois isso impedirá que sua empresa tenha problemas de uma hora para outra, afinal quem não previne, pode ter que remediar e nem sempre essa é a melhor opção!

Principais produtos e serviços

É uma empresa especializada na fabricação e comercialização de escovas de carvão, palhetas de grafite e celeron, anéis e buchas de grafite, porta escovas, anéis coletores, molas de pressão constantes, plugues e placas de grafite, entre outros.

Na linha de bronze e aço, fabricamos tacos, colunas, guias, lateral, cunha de guia, castelo, tampa de guia, parafusos destacador, levantador, balanceador, extrator, anel de deslizamento, entre outros.